quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Fé sem obras, falta de atitude!

"Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo? Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano, e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso? Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta". (Tg 2:14-17)

Fé! Palavra forte que nos dirige na caminhada com Cristo. Sabemos pela Palavra que a fé é o instrumento que nos impulsiona a crer em Deus e a buscar uma vida diante dEle. Conhecemos as Palavras que dizem: "De fato, sem fé é impossível agradar a Deus" (Hb 11:6a) e "O justo viverá por fé" (Rm 1:17b) e entendemos que a fé é indisénsável para a vida. O livro de Hebreus apresenta inúmeros personagens de Abel até os mártires cristãos que triunfaram porque tiveram fé nas promessas de Deus em suas vidas. A fé verdadeiramente é algo tremendo capaz de transformar vidas. O próprio Jesus por duas vezes disse que a fé pode mover montanhas (Cf. Mt 17:20 e Mt 21:21). Porém, será que a fé por si só é capaz de fazer montanhas se moverem e de transformar vidas?
Vejamos o texto de Mateus 21:
"Cedo de manhã, ao voltar para a cidade, teve fome; e, vendo uma figueira à beira do caminho, aproximou-se dela; e, não tendo achado senão folhas, disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti! E a figueira secou imediatamente.
Vendo isto os discípulos, admiraram-se e exclamaram: Como secou depressa a figueira!
Jesus, porém, lhes respondeu: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não somente fareis o que foi feito à figueira, mas até mesmo, se a este monte disserdes: Ergue-te e lança-te no mar, tal sucederá; e tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis". (Mt 21:18-22)
Este texto relata a primeira vez que Jesus amaldiçoa algo e usa tal "fenômeno" para ensinar algo precioso aos seus discípulos, o poder da fé. Jesus afirmou que a fé é capaz de fazer maravilhas, mas Ele coloca um novo elemento. No verso 21 Jesus diz: "se tiverdes fé e não duvidardes". O novo elemento é o não duvidar. Ora, duvidar é um verbo, e nós fomos ensinados que os verbos demonstram ação, estado ou fenômeno da natureza e neste caso, o verbo duvidar é uma ação. Jesus acrescenta a fé o elemento da ATITUDE. Fé por fé de nada adianta. Ela não pode estremecer os montes, nem abalar as estruturas, é necessário algo mais. Em Tiago diz que fé sem obras é morta. E as obras que aqui são citadas não é dar esmolas, fazer o bem, caridade, mas agir além de acreditar. Quando Jesus viu a figueira não acreditou apenas que a figueira secaria, mas declarou: "Nunca mais nasça fruto de ti!" A Palavra declarada de Jesus abriu as portas do Céu e concretizou a sua fé. Jesus agiu duas vezes, não duvidou e falou.
Muitas vezes nós estamos diante de problemas em nossas vidas, mas ficamos parados crendo que Deus vai nos livrar. Sim, Deus vai nos livrar, mas como se nós não nos levantamos? Somos conformistas e acomodados, querendo o pão e não o trabalho. Lá em Êxodo, quando o faraó e seus cavaleiros foram para matar os israelitas no mar Vermelho, quando Moisés clamou, Deus disse: "Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem" (Ex 14:15). Mais uma vez Deus requer uma ação do homem. Moisés tinha fé em Deus e por isso clamou a Ele, que por sua vez entregou a Móisés o encargo de tomar uma atitude de coragem que foi levantar a vara e tocar no mar.
Até os heróis da fé de Hebreus 11 conquistaram o que conquistaram porque agiram. A ação de Enoque foi andar com Deus. A de Noé, construir a arca. A de Abraão, sair da sua casa e parentela e a de Moisés, foi ir ter com faraó. Todos agiram mediante a Palavra de Deus e da fé em seus corações.
Cabe ressaltar que antes de tudo precisamos buscar em Deus uma resposta, uma direção. Depois crer (ter fé) que Deus nos responderá e estará conosco e por fim, AGIR! Seja em todas as áreas de nossas vidas, precisamos agir. Se queremos conquistar a vitória, precisamos agir. Verbalizar nossa necessidade e dar ordem às "montanhas" que se levantam contra nós. A figueira secou pela Palavra de Jesus. Chegou o tempo de vermos os demônios caindo, as enfermidades saindo, as vidas se salvando e a vitória chegando com o brado de nossa voz em sintonia com a voz de Jesus. Esta é a hora, este é o tempo. Creiam, tenham fé e ajam porque o tempo é curto e amanhã, aquilo que você mais deseja pode não estar mais ao teu alcance.
"Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele". (Mt 11:12).
SHALOM!!! Deus os abençoe com graça abundante e ATITUDE!!!

Nenhum comentário: